quinta-feira, 7 de julho de 2011

[Você Sabia?] Filme do iraniano Jafar Panahi esteve na seleção oficial do Festival de Cannes

Um filme do diretor iraniano Jafar Panahi, condenado a seis anos de prisão e proibido de sair do país, foi exibido no dia 20 de maio dentro da seleção oficial do Festival de Cannes.

"In Film Nist ("Isto não é um filme"), de Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahsmab, foi escolhido para integrar a sessão especial e será apresentado na sexta-feira 20 de maio", indicaram em um comunicado os organizadores do festival, que receberam "nos últimos dias" este filme "realizado em condições semiclandestinas".


Panahi apelou de sua sentença e encontra-se atualmente em prisão domiciliar à espera da decisão da justiça iraniana. 

---

Em 20 de dezembro do ano passado, Farideh Gheirat, o advogado do diretor de O Balão Branco, informou: "O senhor Panahi foi sentenciado a seis anos de prisão sob a acusação de (participar) de uma aglomeração e de fazer propaganda contra o sistema", disse à agência de notícias ISNA.

"Seus direitos sociais, que incluem a proibição a fazer filmes, roteiros, viagens internacionais e dar entrevistas à imprensa nacional e estrangeira foram suspensos por 20 anos", acrescentou. 

Panahi foi detido em 1º de março junto com sua esposa, sua filha e outras pessoas que estavam em sua casa. A maioria dos detidos foi liberada em seguida. Ele foi libertado em maio após o pagamento de uma fiança de cerca de US$ 200 mil.

Logo após sua detenção, autoridades iranianas disseram que o prenderam por fazer um filme "antirregime" sobre a conturbada situação que sacudiu o Irã depois da contestada reeleição do presidente Mahmud Ahmadinejad, em junho de 2009.

Enquanto estava na prisão, Panahi fez uma greve de fome para protestar contra as condições de sua detenção e pressionar por seu pedido de ser libertado sob fiança enquanto aguardava a marcação da data de seu julgamento.

Panahi é conhecido por seus filmes corajosos e socialmente críticos, como O Círculo, que arrebatou o Leão de Ouro do Festival de Veneza no ano 2000, Ouro Carmim e Offside, ganhador do Urso de Prata do Festival de Berlim 2006.

Em fevereiro, as autoridades proibiram Panahi de deixar o país para assistir o Festival de Berlim.

Sua detenção, em março, foi criticada por cineastas internacionais, como Steven Spielberg, Martin Scorsese, Ang Lee e Oliver Stone, e por outros jovens diretores iranianos.

O Festival de Cinema de Cannes e o governo francês também condenaram a prisão de Panahi, enquanto a atriz francesa Juliette Binoche teria caído em prantos ao saber que ele estava em greve de fome.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Inovacine - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo