quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Minicurso "O Expressionismo Alemão"


O Coletivo Inovacine, com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT-UEFS, e da Assessoria Técnica de Recursos Humanos da UEFS, realizará no dia 19 de outubro, quarta-feira, às 14:00, um minicurso intitulado O Expressionismo Alemão, com carga-horária de 04 horas, a ocorrer na Sala de Treinamento de RH - CAU 3, no Campus da UEFS . A aula será conduzida pela Profa. Gizelda Alves, Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, mestra em Sociologia e Ciência da Comunicação pela Philipps Universität Marburg – Alemanha, e doutoranda em Teoria, Análise e História de Cinema nessa mesma Universidade.

O Expressionismo se configurou como um acontecimento cultural na Alemanha, presente nas artes gráficas, na pintura, na escultura, na literatura, no teatro, na música, na dança e no cinema, e adotou formas radicais, as quais a expressão do sentimento apresenta mais relevância que a razão. O cinema na Alemanha, nas décadas de 20 e 30, foi marcado por nomes como Robert Wiene, Friedrich Murnau, Fritz Lang, Arthur Robinson, Karl Grune, Paul Leri, que não só produziram obras de grande peso para o cinema alemão, como foram responsáveis por um estilo cinematográfico até então nunca visto. Esses realizadores traziam em seus filmes uma nova concepção estética, aliando a cinematografia aos movimentos artísticos mais revolucionários da época, e naquele momento nascia a escola expressionista no cinema.

A partir dessas concepções, a Profa. Gizelda Alves pretende rever e analisar diversas cenas e sequências de algumas obras-primas que marcaram essa fase da história do cinema. Com isso, será abordado um conjunto de fatores que tem seu referencial na história da Alemanha e que influenciou o expressionismo, e serão salientados nomes de realizadores que consolidaram o cinema expressionista. Nessa perspectiva, a professora afirmou que: “A escolha desse tema dar-se à importância dos recursos estéticos da cinematografia expressionista, que a cada década, ao longo da história do cinema, vem consolidando a imortalidade dessa escola.”

O minicurso será realizado em duas partes, na primeira haverá a apresentação de um filme de longa-metragem, referência do expressionismo alemão. Logo a seguir, no segundo momento, através de uma aula expositiva, serão apresentadas sequências de alguns outros filmes do cinema expressionista. Os interessados em participar do minicurso deverão realizar inscrição através do e-mail inovacine@gmail.com, encaminhado no corpo do texto os seguintes dados: Nome completo, telefone para contato, formação, curso ou cargo, e instituição ou entidade a qual representa, preenchendo o campo Assunto com a palavra Inscrição. Maiores informações através dos telefones: (75) 8109-0409 ou 9189-9942. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificados aos participantes.

Leia mais...

  ©Inovacine - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo